Medo de tomar decisões: a visão do Tarô

Você está se sentindo com medo dar um passo a frente? Não sabe nem por onde começar? Está se sentindo perdido? A carta VIII de Espadas mostra esta indecisão. Como preceder então?

Para muitas pessoas as cartas do tarô parecem um grande mistério, uma confusão de símbolos que a “bruxa” na sua frente consegue desvendar. Não é verdade. Da mesma forma que a mitologia grega ajuda psicólogos a decifrar a personalidade de uma pessoa baseado no arquétipo que ela projeta, o tarô também trabalha com símbolos que expressam personalidades, ações e maneiras de ver o mundo.

Os arcanos seguem uma ordem lógica de evolução da vida, por exemplo, no caso da realização de um negócio: o Mago (carta I) tem uma grande idéia e quer dar iniciativa ao projeto, a Sacerdotisa (carta II) vai analisar esta idéia, vai fazer o “business plan”, a Imperatriz (carta III) vai desenvolver o projeto, vai ser a “project manager” e o Imperador (carta IV) vai concretizar o projeto, vai ver os resultados. Viu como faz sentido?

Tarot _8 of Swords

Os arcanos menores são ainda mais detalhados e podem mostrar o modo como as pessoas reagem e as coisas são feitas. Seguindo o exemplo anterior, você pode ter uma grande idéia, mas pode estar com medo de dar início ao projeto, não saber nem por onde começar, estar se sentindo perdido. A carta VIII de Espadas mostra este impedimento, esta indecisão.

A carta seguinte, que seria a tendência do que pode acontecer se você não fizer absolutamente nada e continuar agoniado e com medo de dar um passo a sua frente, é o IX de Espadas, que aponta uma preocupação muito grande, que pode tirar seu sono à noite. Em outras palavras, suas indecisões vão continuar fazendo você sofrer. E a maior explicação disso é que no seu inconsciente você sabe que ficar parado no mesmo lugar, sofrendo e remoendo as coisas não vai te levar à lugar nenhum.

Então o próximo arcano, o X de Espadas, vai mostrar esse caminho, significando que, por prior que possa parecer, talvez o melhor a fazer é a dar fim à uma situação, por mais doloroso que seja.tarot swords-9-10

Essa sequência se parece muito com a lição das cartas da Morte e da Torre, mas no caso da Morte, não falamos de medos nem indecisões, só que é melhor fazer uma mudança do que deixar que a mudança venha de surpresa sem que você tenha o controle da situação. A mudança da Morte pode ser positiva e sem sofrimento se for você quem quer que isso aconteça.

Aqui, no caso da sequência do VIII ao X de Espadas, dos arcanos menores, tudo é muito sofrido, essas cartas expressam muito medo e indecisão, mas no fundo é preciso reconhecer o final de um ciclo de vida e confiar que a vida vai abrir outro caminho.

Como diz o ditado… “Melhor um fim horroroso que um horror sem fim!”

Author: Rosane Grimberg - Taróloga & Numeróloga Tarot & Numerology

Eu, taróloga Sou formada em Economia, tenho mestrado em Administração e estudei roteiros para TV e cinema. Sempre fui bem espiritual e esotérica, e um dia resolvi fazer um curso de tarô por hobby...e amei! Já tinha ido a consultas, mas nunca me imaginei tirando cartas para outras pessoas. Comecei a treinar com amigos e oferecer de tirar cartas em alguns eventos. Depois de muito “tira pra mim?” e também de eu ver na pele que o meu tarô já ajudou muitas pessoas, decidi oferecer consultas profissionalmente e assumir meu lado “cigana”. De cigana, aliás, tenho muito. Já morei em vários lugares, no Brasil e fora, e adoro conhecer novas culturas. Resolvi, com esse blog, unir duas coisas que amo: escrever e dar conselhos de tarô. Todo conteúdo publicado no blog é de minha autoria. Espero que essas histórias verídicas te divirtam um pouco mas que também te dêem uma luz. E quando precisar de conselhos, escreve pro meu tarô. Rosane Grimberg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s