As estrelas de Lala Land

Nessa última temporada do Oscar, muito se falou de Lala Land, um filme no estilo musical em que o mocinho e a mocinha se encontram e dançam num cenário de estrelas. Lala Poster
Para quem não sabe, aquele encontro se deu no famoso Griffith Observatory, o planetário e um dos lugares mais charmosos de Los Angeles, de onde se vê toda cidade e suas luzes.

E para esotéricos, nerds e fãs dos mistérios do universo, astronomia, astrologia, tarô e tudo mágico, recomendo que quando tiverem a oportunidade de visitar LA, não deixem de ir ao Griffith, que além da belíssima visita da parte interior e exterior do edifício, também tem outras atrações como o telescópio (de onde vi Saturno pela primeira vez) e a imperdível projeção no teto (a cadeira quase deita) do filme do planetário chamado “Centered in the Universe”.

teto

Outra coisa sensacional que muitos não têm ideia, é que o Griffith promove o que chamam de “Star Parties” (Festas das Estrelas). Uma vez por mês, vários astrônomos amadores conhecedores do céu trazem seus telescópios para os jardins do Griffith (com a ajuda de voluntários da Los Angeles Astronomical Society) para conversar e mostrar ao público em geral o Sol, a Lua, planetas visíveis e outros objetos.Griffith a noite

A Los Angeles Astronomical Society também promove outras “Star Parties” fora do Griffith, e foi numa dessas que tive a sorte de participar. Eu e um grupo interessado em passeios (umas 30 pessoas) viajamos para o parque nacional Mount Pinos, a aproximadamente 2 horas de distância de Los Angeles. Chegamos ao local onde seria o encontro dos astrônomos, fizemos um piquenique e depois uma caminhada.

2011-07-30 19.11.58caminhada2

Ao voltar ao local do piquenique, os astrônomos já estavam instalados com seus mega telescópios. Uma mulher tinha um “catálogo do céu” e à medida que as horas da noite se passavam, ensinava: “Agora Júpiter já está visível… agora vocês também podem checar a estrela XYZ…”. Nunca vi um céu tão limpo e tantas estrelas na vida como naquela noite. Ficamos por lá até quase 4 horas da manhã e voltamos para a cidade.

med_gallery_215649_4751_1583336

E depois de mostrar as fotos e contar essa experiência maravilhosa a um amigo, ele só me olhou e disse: “Vem cá, mas nesses passeios não tem namoro não??”. “Acho que sim”, respondi meio sem graça com a falta de interesse dele e minha ingenuidade. Até notei que uns dois casais se auto-abduziram por algumas horas. Fiz também alguns novos amigos que renderam bons jantares e outros passeios. Mas naquela noite eu só tinha olhos mesmo para as estrelas de LaLa Land!

ceu de estrelas

* As 3 últimas fotos, inclusive a do céu estrelado, foram tiradas durante este passeio.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s